Archived Issues
Here you will find a list of previously published issues of ART Review.
- ART 033, DEZ 2017
- ART 032, JUL 2017
- ART 031, DEC 2016
- ART 030, JUL 2016
- ART 029, DEC 2015
- ART 028, JUL 2015
- ART 027, DEC 2014
- ART 026, JUL 2014
- ART 025, SEP 2013
- ART 024, MAR 2013
We would like to thank Dr. Albano Souza Oliveira (ICI–UFBA) for scanning the following issues from printed editions:
ART — Authors and Articles (1981 — 1996)
This special section features an index of issues published from 1981 to 1995.
Digitalized versions will soon be available.
ART 001 — ABRIL 1981
- Editorial
- ERNST WIDMER
- Em direção a uma história das composições musicais
- PAULO COSTA LIMA
- A educação com arte: intro/missão?
- MARIA EUNICE FERREIRA LIMA
- Atividades do professor numa fase exploratória de um curso de expressão artística
- ALDA OLIVEIRA
- O drama na terceira margem
- CLEISE MENDES e PAULO DOURADO
- Reflets dans l’eau — Images I para piano de Claude Debussy
- JAMARY OLIVEIRA
ART 002 — JULHO 1981
- Editorial
- PAULO COSTA LIMA
- Ornamentos para teclado na música de J. S. Bach — aspectos
- RYOKO KATENA VEIGA
- O drama lírico
- CLEISE MENDES
- Metodologia da dança moderna: uma proposta
- MARIA DA CONCEIÇÃO FRANCA ROCHA
- Série: um programa auxiliar para análise de música dodecafônica
- JAMARY OLIVEIRA
ART 003 — OUTUBRO 1981
- Editorial
- PAULO COSTA LIMA
- Todo azul / escrevo com lápis azul / num céu azul
- WALTER SMETAK
- Indefinições (quiçá) úteis na perspectiva do imaginário
- PAULO DOURADO
- Formação do músico e do educador musical
- ALDA OLIVEIRA
- Teatro * Bahia * 1981 — coord.
- PAULO DOURADO
- Relatório das atividades de extensão da EMAC- 1981
- PIERO BASTIANELLI
ART 004 — JANEIRO 1982
- Editorial
- JUDITH GROSSMANN
- Bordão e bordadura
- ERNST WIDMER
- “… El teatro tiene siempre uma luz que permita ver las palabras …”
- J. TEIXEIRA COELHO NETTO
- Bandas: anacrônicas ou atuais?
- RICARDO TACUCHIAN
- A postura correta na dança
- MARLI SARMENTO
- 15 Versões de “O homem comeu o diabo”
- HILDEGARDES VIANNA
ART 005 — ABRIL 1982
- Procurando contribuir para a compreensão da música de nosso tempo
- H. J. KOELLREUTER
- Introdução e círculo místico dos adolescentes da Sagração da Primavera, segunda parte
- JAMARY OLIVEIRA
- O ator nu: notas sobre seu corpo e treinamento nos anos 80
- ARMINDO BIÃO
- Estruturas de recorrência I: melodias modais
- PAULO COSTA LIMA
- Estudo do movimento da dança afro-brasileira
- MARIA DA CONCEIÇÃO FRANCA ROCHA
ART 006 — 1982
- Editorial
- ALDA OLIVEIRA
- Marcos aculturativos na etnomusicologia brasileira
- MANUEL VEIGA
- Armando Albuquerque — um compositor gaúcho
- BRUNO KIEFER
- O ensino avançado e a pesquisa em artes no Brasil, 1982
- FREDRIC M. LITTO
ART 007 — ABRIL 1983
- Música brasileira do séc. XVIII e a definição do seu estilo
- REGIS DUPRAT
- Marcos aculturativos na etnomusicologia brasileira II
- MANUEL VEIGA
- A questão ética na mimese artística
- CLEISE MENDES
- Definições estéticas e comunicação artística (ou Como vai a música contemporânea?)
- RICARDO TACUCHIAN
ART 008 — AGOSTO 1983
- O estanco da música no Brasil colonial
- REGIS DUPRAT
- Masterlinck e Beckett: correspondências
- EWALD HACKLER
- Escutar e compreender música
- VICTOR FLUSSER
- Circuito aberto: derivações seriais em análise
- PAULO COSTA LIMA
- A standardização da fala no teatro como reflexo da ideologia dominante
- CID SEIXAS
- 10 Anos do conjunto música-nova da UFBA: uma compilação do repertório executado
- PIERO BASTIANELLI
ART 009 — DECEMBER 1983 — SPECIAL ENGLISH ISSUE
- Portuguese chronicler’s: Caminha’s letter as an ethnomusicological document
- MANUEL VEIGA
- Silence as a thematic process at the beginning of sonata-form
- PAULO COSTA LIMA
- The brazilian Milhaud
- JOHN LAUGHTON
- “Introduction” and “mystic circles of the young girls” from Stravinski’s “the rite of spring”, second part
- JAMARY OLIVEIRA
ART 010 — ABRIL 1984
- Anton Walter Smetak (1913-1984)
- ERNST WIDMER
- Em potencial, sem realidade porém…
- WALTER SMETAK
- Algumas observações sobre o ofício e a arte da regência
- SERGIO MAGNANI
- Possibilidades e limites de uma orientação musicológica à educação musical
- ANTONIO ALEXANDRE BISPO
- A formação do músico: um depoimento
- FERNANDO CERQUEIRA
- Rio de Janeiro: esboço de um perfil através das comédias de Martins Pena
- EVELINA HOISEL
- A primeira cena de King Lear
- BÁRBARA HELIODORA
ART 011 — AGOSTO 1984
- Cláusulas e cadências
- ERNST WIDMER
- Dramaturgia brasileira em aulas de interpretação
- ARMINDO BIÃO
ART 012 — DEZEMBRO 1984
- Estudo comparativo dos mais importantes enfoques da técnica violinística
- LEOPOLD LA FOSSE
- Cidadezinha qualquer: poesia e música I. Análise das canções de Guerra Peixe e Ernst Widmer sobre um poema de Carlos Drummond de Andrade
- SALOMÉA GANDELMAN
- Jazz e teatro: uma análise do espetáculo
- CARLOS A. CALADO
- Lançamento: modinha e lundu. Bahia musical século XVIII e XIX
- MANUEL VEIGA
ART 013 — ABRIL 1985
- Salve Sanxo Pansa
- ROGÉRIO DUPRAT
- Propostas
- ERNST WIDMER
- BRUNO KIEFER
- RODOLFO COELHO DE SOUZA
- RICARDO TACUCHIAN
- AYLTON ESCOBAR
- RONALDO MIRANDA
- JORGE ANTUNES
- PAULO COSTA LIMA
- MARLOS NOBRE
- MARIA HELENA ROSAS FERNANDES
- Pronunciamentos
- BRUNO KIEFER
- JORGE ANTUNES
- FREDERICO RICHTER
- SALOMÉA GANDELMAN
- ALFREDO DEL MONACO
- Em homenagem aos 40 anos de desaparecimento de Mário de Andrade
- MARLOS NOBRE
- Travos e favos
- ERNST WIDMER
- Brasil
- ENIO SQUEFF
- Articulando o nagô
- PAULO COSTA LIMA
- Velhas e novas trilhas e a questão das raízes I
- FERNANDO CERQUEIRA
- E Smetak tinha razão
- LINDEMBERGUE CARDOSO
- Música eletroacústica na América Latina
- CONRADO SILVA DE MARCO
ART 014 — AGOSTO 1985 — MUSICOLOGIA NA AMÉRICA LATINA OEA — CIDEM
- Um compositor italiano no Brasil
- JAIME C. DINIZ
- German and french visitors
- MANUEL VEIGA
ART 015 — ABRIL 1987
- A sistematização do projeto de pesquisa em artes
- FREDRIC M. LITTO
- Cidadezinha qualquer: poesia e música II. Análise das canções de Guerra Peixe e Ernst Widmer sobre um poema de Carlos Drummond de Andrade
- SALOMÉA GANDELMAN
- A dança contemporânea e os seus novos processos coreográficos
- ELIANA RODRIGUES SILVA
ART 016 — DEZEMBRO 1988
- Identidade da música latino-americana: pressupostos sócio-culturais
- FERNANDO CERQUEIRA
- Estudo da forma variação do século XVI até J. S. Bach
- CARLOS KATER
- El problema de la enseñanza de la composición y la formación del compositor
- DANTE GRELA
- Schoenberg op. 19/6: uma abordagem através da teoria dos conjuntos
- ILZA NOGUEIRA
- Índice de autor e índice de títulos da revista ART 001 a ART 014
- GILDA MARIA PONDÉ BASTIANELLI e ROSA MARIA FREIRE DE LIMA
ART 017 — AGOSTO 1990
- Semiologia dos jogos vocais INUIT (Tradução — Joselice Macedo)
- JEAN NATTIEZ
- Dois baianos tranqüilos
- GILBERTO MENDES
- A estruturação tonal da canção “mein herz das ist ein tiefer schacht: uma aproximação através da teoria Schenkeriana
- ILZA NOQUEIRA
- Cidadezinha qualquer: poesia e música III. Análise das canções de guerra Peixe e Ernst Widmer sobre um poema de Carlos Drummond de Andrade
- SALOMÉA GANDELMAN
- Tecnologia em etnomusicologia: um estudo de música indígena brasileira
- VICTOR FUKS
ART 018 — AGOSTO 1991
- Política cultural na área de música
- ENRIQUE SARAVIA
- Que é teoria do conhecimento
- UBIRAJARA DÓREA REBOUÇAS
- Natureza do conhecimento musical
- LUIS OLIVEIRA MAIA
- Dinâmica do conhecimento em música: natureza do conhecimento musical
- PAULO COSTA LIMA
- O conhecimento em música
- RAIMUNDO MARTINS
- Dinâmica do conhecimento musical: contribuições etnomusicológicas
- VICTOR FUKS
- O ouvido nu diante da música moderna: processos que se re-encenam
- CELSO LOUREIRO CHAVES
- Transmissão e geração
- ALDA OLIVEIRA
- Naturaleza, producción y trasmisión del conocimiento musical
- VIOLETA H. DE GAINZA
- Transmissão e geração (do conhecimento musical)
- MANUEL VEIGA
- Survival strategy of american composers
- DAVID WITTEN
- The nature of musical knowledge: production and transmission and creativity
- JOHN STEFFA
ART 019 — AGOSTO 1992
- Fundamento sócio-cultural da criação musical
- GERARD BÉHAGUE
- Perceptual reality as aesthetic resource: John Cage’s europeras 1 & 2
- LAURA KUHN
- A criação musical vista em si mesma, e em termos de seu criador: pequena coleção de atitudes
- PAULO COSTA LIMA
- A criação musical: considerações psicodinâmicas
- MARCELLO GUERCHFELD
- O paradoxo da criação na educação paradoxal
- ALDA OLIVEIRA
- A criação musical vista em si mesma e em termos de seu criador
- WILLY CORRÊA DE OLIVEIRA
- A respeito do compor: questões e desafios
- JAMARY OLIVEIRA
- A música pela raiz
- CARLOS KATER
- Da criação
- MARIA EUNICE SANTOS TABACOF
- O processo criador: algumas reflexões
- EVELINA HOISEL
- A criação musical vista em função do contexto: dois exemplos de extremo contraste
- RICARDO CANZIO
- A criação musical vista em função do contexto
- MARISA REZENDE
- Texto-contexto … fronteiras?
- MANUEL VEIGA
- A função do canto da escola normal
- ROSA FUKS
- Estímulo — idéia — criação
- JOSÉ EDUARDO MARTINS
- Creativity and music education
- KEITH SWANWICK
- Música: um discurso potencialmente político
- ILZA NOGUEIRA
- A criação musical como conhecimento refletindo políticas
- RAIMUNDO MARTINS
- A criação musical refletindo política
- RICARDO TACUCHIAN
- Por uma perspectiva transformadora
- GLACY ANTUNES DE OLIVEIRA
- “Criação musical” e “políticas” — nota para uma etnografia da música ocidental contemporânea, no Brasil, Bahia
- RAFAEL JOSÉ DE MENEZES BASTOS
- Relatório da primeira etapa do I SBM
- LUIZ OLIVEIRA MAIA
- Relatório da primeira etapa do I SBM
- KILZA SETTI
ART 020 — DEZEMBRO 1992
Composição
- Análise composicional: “o que”, “como”, e ” por que?”
- ILZA NOGUEIRA
- Análise composicional
- WILLY CORRÊA DE OLIVEIRA
- Análise composicional
- ESTÉRCIO MARQUES CUNHA
- Técnicas composicionais e atualização
- FERNANDO CERQUEIRA
- Codificação tonal
- JAMARY OLIVEIRA
- Composição em computadores-concernências teóricas
- RICARDO MAZZINI BORDINI
- Aspectos do projeto de um sintetizador digital multicanais
- CELSO AGUIAR
Educação Musical
- An historical perspective on the theory of creativity and music education
- KEITH SWANWICK
- Relato sobre as atividades da VII Semana de Educação Musical
- ALDA OLIVEIRA
- Atualização e bibliografia
- RAIMUNDO MARTINS
- Atualização e bibliografia em educação musical
- DIANA SANTIAGO
- Atualização e bibliografia em educação musical
- ILMA LIRA
- Algunas observaciones sobre la formaciòn musical
- MARIO ULLOA
- Teorias para uma prática musical criativa
- CRISTINA TOURINHO
- Prática da educação musical: reflexões sobre o ensino instrumental
- ANA MARGARIDA C. L. E LIMA
- A criatividade na prática da educação musical
- CARMEN MARIA METTIG ROCHA
ART 021 — DEZEMBRO 1992
Musicologia
- 25 Anos d’une methode d’enquete originale em ethnomusicologie: le parcours de Simha Arom
- VINCENT DEHOUX
- Relação entre dados cognitivos e dados estruturais nas músicas de tradição oral
- VICTOR FUKS
- Descrição e rumores na interpretação do comportamento musical: relacionando dados estruturais e dados cognitivos nas músicas de tradição oral
- RICARDO CANZIO
- Os repertórios tradicionais e as articulações da indústria cultural: quem ganha? quem perde?
- KILZA SETTI
- Os repertórios tradicionais e as articulações da indústria cultural: quem ganha? quem perde?- o caso da Bahia
- FREDERICO MEIRELES DANTAS
- Repertórios tradicionais e indústria cultural: quem ganha? quem perde?
- ELIZABETH TRAVASSOS
- Metodologia da pesquisa: técnicas de recolha, classificação e análise
- CARLOS A. F. GALVÃO
- Idéia e realização no canto popular na tradição oral
- DOROTHE SCHUBART
- Análise musical: uma perspectiva etnomusicológica
- LUIZ CÉZAR MARQUES MAGALHÃES
- Metodologia da pesquisa:análise semiótica
- MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA PERRONE
- Sobre análise para executantes
- DIANA SANTIAGO
- Leituras e análises
- GLACY ANTUNES DE OLIVEIRA
- A trajetória do intérprete: uma descrição sumária das diversas fases psicológicas envolvidas no processo de interpretar
- RAIMUNDO MAGALHÃES
- A formação teórica do executante
- JOSÉ EDUARDO MARTINS
- A necessidade de um enfoque teórico para o executante
- RYOKO KATENA VEIGA
- Algumas considerações sobre a formação teórica do intérprete
- FRED GERLING
- Objetivismo ou subjetivismo?
- ERICK M. VASCONCELOS
- A praxis da execução: alguns aspectos emocionais
- MARCELLO GUERCHFELD
- Músicos, Intérpretes: “Hacia el palcer de comunicarse”
- MARIO ULLOA
- Prática interpretativa: uma abordagem histórica
- MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA PERRONE
ART 022 — DEZEMBRO 1995
- II Simpósio Brasileiro de Música
- MANUEL VEIGA
- Coexistencia en la diversidad: la musicologia latinoamericana frente al fin de siglo
- GERARDO V. HUSEBY
- A informação musical nos sistemas de ensino
- MARIA DE FÁTIMA GRANJA TACUCHIAN
- Formação e informação musical nos sistemas de ensino
- RAIMUNDO MARTINS
- A herança não assumida: a influência do Brasil na música portuguesa do século XVIII
- MANUEL CARLOS DE BRITO
- Criterios de discriminacion musicologica
- JUAN PABLO GONZÁLEZ
- Controle social da informação musical vista em caso específico: a tabela de classificação de áreas do conhecimento
- MANUEL VEIGA
- Fondos musicales
- GERARDO V. HUSEBY
- Tendencias actuales en el estudio de la musica popular urbana
- JUAN PABLO GONZÁLEZ
- O etnomusicólogo rebelde
- KILZA SETTI
- Improvisação , oralidade e gravações sonoras
- ELIZABETH TRAVASSOS
- Novas pesquisas: rumo à etnomusicologia brasileira
- ANGELA LÜHNING
- Ensaios preliminares de representação do ritmo na música africana
- MARCOS BRANDA LACERDA
- Representação — paralelos entre a nova história cultural e a etnomusicologia
- MARTHA DE ULHÔA CARVALHO
- Educação musical e a música de massa
- LIANE HENTSCHKE
- A Educação musical e a música de massa
- CRISTINA TOURINHO
- Professor ou artista? Leigo ou letrado?
- MARIA DE FÁTIMA GRANJA TACUCHIAN
ART 023 — DEZEMBRO 1995
- Por que usar música de massa na educação escolar? Ou sedução, aberração, apelação e formação
- IRENE TOURINHO
- Professor ou artista? Leigo ou letrado?
- ROSA FUKS
- Repertório: moda, tradição, por que usar música de massa na educação escolar?
- VANDA LIMA BELLARD FREIRE
- Informação na educação musical
- ALDA OLIVEIRA
- Música e psicanálise: uma bibliografia preliminar com 100 trabalhos de referência
- PAULO COSTA LIMA
- A teoria composicional na primeira metade do século XX
- RICARDO TACUCHIAN
- A teoria composicional de John Cage: as exéquias da grande tradição ocidental
- ILZA NOGUEIRA
- Breve resenha das contribuições de Schenker e Schoenberg para a análise musical
- MARCOS BRANDA LACERDA
- Schenker e seus discípulos na América: os ortodoxos
- CRISTINA CAPPARELLI GERLING
- Primeiros passos da teoria composicional contemporânea e contexto universitário
- RICARDO TACUCHIAN
- Os limites da notação musical
- MARCELLO GUERCHFELD
- …”Eres para mi mas Dulce…” de Ernst Widmer, um experimento em análise e interpretação
- CRISTINA CAPPARELLI GERLING
- A fidelidade nas interpretações: algumas considerações
- ADRIANA GIAROLA KAYAMA
- Intérpretes e modas: Liberdade de ação?
- DIANA SANTIAGO
- Renovação de repertório: algumas observações
- FREDI GERLING
- O papel musical e social do executante: atualizando os repertórios
- JOSÉ EDARDO MARTINS
- Os limites da notação musical
- RYOKO KATENA VEIGA
- Uma breve visão do barqueiro cujo barco era a lua
- RICARDO M. BORDINI
- II Simpósio Brasileiro de Música
- KILZA SETTI
Compilação realizada por Ana Margarida Cerqueira Lima e Lima